Implantação da meliponicultura e etnobiologia de abelhas sem ferrão (Melipona) em comunidades indígenas no estado do Amazonas / Alexandre Coletto da Silva.

Por: Coletto da Silva, AlexandreColaborador(es):Kerr, Warwick Estevam [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: xi, 196 f. : il. colorAssunto(s): Abelhas sem ferrao -- Amazonas | Apicultura -- Amazonas | Etnobiologia | Populaçoes tradicionais -- AmazonasClassificação Decimal de Dewey: 638.1 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: A prática da meliponicultura tem aumentado expressivamente, no Amazonas, nos últimos 5 anos. Este projeto, pioneiro na Amazônia, trabalha Ciência, Ensino e Extensão pelo desenvolvimento da meliponicultura em áreas indígenas. Seu objetivo principal foi implantar a meliponicultura e verificar suas "implicaçSes em três comunidades indígenas na Amazônia legal (Etnias Ticuna, Cocama e Mura), que implementem o conhecimento sobre os meliponineos existentes nas áreas geográficas do Projeto. Colônias de abelhas sem ferrão nativas, instaladas nos meliponários foram transferidas para caixas racionais modelo "Femando Oliveira - INPA" e multiplicadas pelo método "Perturbação Mínima". O desempenho no manejo dos meliponários foi monitorado, levando em consideração diferentes parâmetros. Os resultados após 4 anos de monitoramento mostram que os meliponicultores indígenas assimilaram as técnicas introduzidas e a partir de 6, 2 e 4 colônias iniciais tem-se hoje 64, 59 e 50 colméias nos meliponários Cocama, Ticuna e Mura, respectivamente. A ação predatória de abelhas na obtenção do mel em ninhos naturais diminuiu em função do trabalho de educação ambiental. As metodologias de colheita e armazenamento do mel têm garantido a qualidade e assepsia do produto final. Conclui-se que projetos como esse podem contribuir para a manutenção das populaçSes das abelhas sem ferrão em áreas indígenas e, também, servir de modelo para programas de conservação e desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida e constituindo fonte de renda alternativa para populaçSes indígenas e/ou ribeirinhas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 2006

A prática da meliponicultura tem aumentado expressivamente, no Amazonas, nos últimos 5 anos. Este projeto, pioneiro na Amazônia, trabalha Ciência, Ensino e Extensão pelo desenvolvimento da meliponicultura em áreas indígenas. Seu objetivo principal foi implantar a meliponicultura e verificar suas "implicaçSes em três comunidades indígenas na Amazônia legal (Etnias Ticuna, Cocama e Mura), que implementem o conhecimento sobre os meliponineos existentes nas áreas geográficas do Projeto. Colônias de abelhas sem ferrão nativas, instaladas nos meliponários foram transferidas para caixas racionais modelo "Femando Oliveira - INPA" e multiplicadas pelo método "Perturbação Mínima". O desempenho no manejo dos meliponários foi monitorado, levando em consideração diferentes parâmetros. Os resultados após 4 anos de monitoramento mostram que os meliponicultores indígenas assimilaram as técnicas introduzidas e a partir de 6, 2 e 4 colônias iniciais tem-se hoje 64, 59 e 50 colméias nos meliponários Cocama, Ticuna e Mura, respectivamente. A ação predatória de abelhas na obtenção do mel em ninhos naturais diminuiu em função do trabalho de educação ambiental. As metodologias de colheita e armazenamento do mel têm garantido a qualidade e assepsia do produto final. Conclui-se que projetos como esse podem contribuir para a manutenção das populaçSes das abelhas sem ferrão em áreas indígenas e, também, servir de modelo para programas de conservação e desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade de vida e constituindo fonte de renda alternativa para populaçSes indígenas e/ou ribeirinhas.

ãrea de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha