Efeitos de fatores do solo, altitude e inclinação do terreno sobre os invertebrados da serapilheira, com ênfase em Formicidae (Insecta, Hymenoptera) da Reserva Ducke, Manaus, Amazonas, Brasil / Edilson Paz Fagundes.

Por: Fagundes, Edilson PazColaborador(es):Morais, José Wellington de [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2003Notas: 70 f. : ilAssunto(s): Formicidae | Fauna do solo -- Manaus (AM) | Invertebrados -- Amazônia -- EcologiaClassificação Decimal de Dewey: 595.796 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003 Sumário: Investigamos as diferenças na distribuição dos invertebrados do solo na Reserva Florestal Adolpho Ducke em função de suas classificaçSes (taxonômicas, grupos funcionais e guildas) por meio de análises de ordenação (SSH-MDS), e as suas relaçSes com fatores do ambiente (percentual de argila, teor de aluminio, carbono e ferro, pH do solo, inclinação do terreno e serapilheira) por meio de regressão múltipla. Dentro de um sistema de trilhas de 64 km², coletamos 360 sub-amostras de 0,25 m² de serapilheira, em 72 parcelas de 250 m de comprimento. Não obtivemos respostas significativas dos invertebrados quando avaliados em nível de categorias mais abrangentes (Classe, Ordem ou Família), nem para grupos funcionais ou guildas. No entanto, quando avaliamos as formigas em categorias mais inferiores (Gêneros), obtivemos respostas significativas, mostrando que guildas de gêneros distribuem-se de maneira diferenciada no solo da reserva. Nas análises de regressão, observamos relação significativa e positiva da subfamília Ponerinae, sobretudo dos gêneros crípticos da serapilheira com o percentual de argila e quantidade de serapilheira. Concluímos que, apesar de grande extensão da nossa amostragem (64 Km²), que abrangeu todas as variaçSes de solo, topografia e vegetação na reserva, a classificação dos invertebrados em categorias mais abrangentes não foi suficiente para mostrar suas relaçSes com o ambiente. Eles respondem melhor às variaçSes ambientais quando são avaliados em categorias mais específicas, como por exemplo, ao nível de gêneros.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2003

Investigamos as diferenças na distribuição dos invertebrados do solo na Reserva Florestal Adolpho Ducke em função de suas classificaçSes (taxonômicas, grupos funcionais e guildas) por meio de análises de ordenação (SSH-MDS), e as suas relaçSes com fatores do ambiente (percentual de argila, teor de aluminio, carbono e ferro, pH do solo, inclinação do terreno e serapilheira) por meio de regressão múltipla. Dentro de um sistema de trilhas de 64 km², coletamos 360 sub-amostras de 0,25 m² de serapilheira, em 72 parcelas de 250 m de comprimento. Não obtivemos respostas significativas dos invertebrados quando avaliados em nível de categorias mais abrangentes (Classe, Ordem ou Família), nem para grupos funcionais ou guildas. No entanto, quando avaliamos as formigas em categorias mais inferiores (Gêneros), obtivemos respostas significativas, mostrando que guildas de gêneros distribuem-se de maneira diferenciada no solo da reserva. Nas análises de regressão, observamos relação significativa e positiva da subfamília Ponerinae, sobretudo dos gêneros crípticos da serapilheira com o percentual de argila e quantidade de serapilheira. Concluímos que, apesar de grande extensão da nossa amostragem (64 Km²), que abrangeu todas as variaçSes de solo, topografia e vegetação na reserva, a classificação dos invertebrados em categorias mais abrangentes não foi suficiente para mostrar suas relaçSes com o ambiente. Eles respondem melhor às variaçSes ambientais quando são avaliados em categorias mais específicas, como por exemplo, ao nível de gêneros.

ãrea de concentração: Entomologia.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha